CATL ONS 2º e 3º Ciclos

Desde a sua origem que O Nosso Sonho e a Ideia entenderam a educação não formal como um espaço e um tempo fundamental para o desenvolvimento integral de cada criança e jovem. Reconhecendo as oportunidades acrescidas que o tempo livre proporciona em termos de exercício de cidadania ativa e de construção de novos saberes. Numa perspetiva educativa que assume as respostas de ocupação deste período, de suporte às famílias e complementar à escola, como meios de acesso a ferramentas que facilitam o sucesso escolar, pessoal e social de cada um.

Através de dinâmicas que garantem a participação, o envolvimento, a cooperação e a responsabilização de todos no funcionamento na gestão do dia-a-dia. Favorecem muitos e bons afetos, o estar bem consigo e com os outros, a partilha, a cooperação, a liberdade de expressão e de escolha, a curiosidade, a imaginação, o aprender a pensar, a criatividade individual e do grupo, o empreendedorismo, a sensibilidade estética, o respeito pela natureza e pelo ambiente. E que alarguem o quadro de referenciais culturais e desportivos e as experiências de cada um.

São um ícone, os acampamentos de finalistas, realizados desde sempre.

As escolas do 1º ciclo alargaram o seu horário de funcionamento reduzindo o período de tempo livre das crianças nesta faixa etária. Esta medida política não se estendeu aos alunos do 2º e do 3º ciclo. Levando O Nosso Sonho a repensar e reestruturar a sua intervenção socioeducativa, no âmbito do tempo livre e do lazer, de maneira a abranger esta população. O conhecimento das necessidades nas diferentes comunidades levou a que esta resposta se constituísse através de três vertentes de intervenção: A – Intervenção ComunitáriaEspaço JA – Jovens em Ação (parceria com a DIST); B – Intervenção Social, Cultural e Educativa; e C – Intervenção Psicopedagógica e Familiar.

Privilegiando as pontes de confiança construídas nas diferentes comunidades e aproveitando as sinergias positivas das respostas de intervenção socioeducativa desenvolvidas pelas duas instituições.

CATLons