Empresa de inserção IMPULSOS Multiobjectivo, EI

EI2Empresa de Inserção fundada em 1999, com o apoio do Centro de Emprego de Cascais, no âmbito do mercado social de emprego. As empresas de Inserção acolhem públicos com especiais dificuldades de (re) entrada na vida ativa, jovens sem formação profissional, desempregados de longa duração e famílias monoparentais. Aqui são enquadrados por uma equipe (Psicólogo, Economista e Mestre) que proporcionam formação em posto de trabalho nas áreas dos serviços de proximidade (copa, lavandaria, limpeza e educação) e da pequena obra pública, construção civil e reparações ao domicílio. Neste contexto, a IMPULSUS – O Nosso Sonho procura frentes de trabalho para desenvolver a sua ação formativa em contexto laboral e, tem contado para o efeito com a Câmara e as Juntas de Freguesia. São, ainda frequentes, a colaboração proporcionada por IPSS da rede social do Concelho de Cascais e Escola secundária Frei Gonçalo Azevedo. Entre as obras em espaços públicos, de maior envergadura, contam-se – A instalação de parques infantis; Recuperação de chafariz e fontanários; Colocação de sinais de trânsito; Construção e reparação de pianhas, de passeios e calçadas; Requalificação de recreios em várias escolas de ensino básico, algumas das quais em parceria com a CERCICA, ao nível do ajardinamento.
Mais recentemente, iniciou-se na manipulação de lenhas para consumo doméstico em lareiras – Projeto ECOlenha SABER MAIS »»

EI

Requalificação de espaços de recreio nas EBs

EI3Uma intervenção que inclui rede de esgotos fluviais no espaço exterior da Escola EB1 n.º 2 da Abóboda, sita na Rua Nossa Senhora Edifício Escola, em Outeiro de Polima, resultou de um projecto realizado em cooperação entre a Câmara de Cascais e a Cooperativa “O Nosso Sonho”, que permitiu a requalificação do logradouro desta escola situada numa área urbana de génese ilegal. A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais e o presidente da junta de Freguesia de São Domingos de Rana. É também neste executivo do Presidente António Capucho que é atribuído um armazém muito útil para guardar ferramentas e equipamentos vários, constituindo sede da Empresa de Inserção e estaleiro de apoio às obras construção civil e demais serviços de manutenção, provenientes das parcerias vigentes com as autarquias. Este tipo de intervenções com significativa profundidade que inclui – rede de esgotos pluviais; campo de jogos; pavimentos (em borracha, betuminosos, calçada miúda, calçada grossa, lajetes, sumidouros); e a instalação de equipamentos lúdicos – realizam-se nas EBs de Cascais, Abóboda 1, Abóboda 2, Alcoitão, Tires 2, Matoscheirinhos e várias vezes foram realizados em parceria de grande proximidade institucional com a CERCICA, que se encarregava dos espaços verdes. ~ LN

 

1 comentário a “Empresa de inserção IMPULSOS Multiobjectivo, EI

  1. Pingback: Uma horta pedagógica no JI do ONS | Ideia - O Nosso Sonho

Os comentários estão fechados.