SEE Sector dos Estabelecimentos de Educação
Na Ideia / O Nosso Sonho, o Sector dos Estabelecimentos de Educação, desenvolve a sua ação no âmbito da educação pré-escolar e da educação básica – 1º ciclo, enquadrada pelos princípios definidos no projeto educativo da instituição. A missão do Sector é promover o desenvolvimento harmonioso da criança/ aluno, na sua dimensão humana, artística e académica. Com um projeto de inspiração humanista, e entendendo o humanismo como a promoção de processos integrais da pessoa (Hernández Rojas, 1998), assumimos como objetivos:
* Criar espaços capazes de promover o desenvolvimento do ser, do saber e da criatividade;
* Colocar a criança no centro do processo educativo;
* Promover a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores de cidadania;
* Construir com as crianças oportunidades de aprendizagem dos saberes essenciais para a vida;
* Defender uma atitude experimental e o método científico na procura do saber/ conhecimento;
* Promover a autonomia intelectual, a liberdade de expressão, a responsabilidade em todo o processo de aprendizagem;
* Valorizar o esforço, o rigor e a exigência visando níveis de consecução elevados;
* Incentivar a cooperação, a participação e o trabalho em equipa;
* Valorizar o ser e o respeito pelo próximo e pelo ambiente, promovendo o desenvolvimento de crianças confiantes, sensíveis e atentas aos outros e ao mundo que as rodeia.
Com uma visão holística da educação, acreditamos que deve ser potenciado na criança as suas capacidades de decisão, liberdade e consciência para escolher e tomar as suas próprias decisões, considerando que estas faculdades o tornarão um ser ativo e construtor da sua própria vida. É com a consciência de que a qualidade do trabalho que desenvolvemos terá um impacto profundo na vida das crianças que passam por nós que este projeto é assumido.
“A educação básica para as crianças pode ser definida como uma educação inicial (formal ou não-formal) que vai, em princípio, desde cerca dos três anos de idade até aos doze, ou menos um pouco. A educação básica é um indispensável “passaporte para a vida” que faz com que os que dela se beneficiam possam escolher o que pretendem fazer, possam participar na construção do futuro coletivo e continuar a aprender. A educação básica é essencial se quisermos lutar com êxito contra as desigualdades quer entre sexos, quer no interior dos países ou entre eles. É a primeira etapa a ultrapassar para atenuar as enormes disparidades que afligem muitos grupos humanos: mulheres, populações rurais, pobres das cidades, minorias étnicas marginalizadas e milhões de crianças não escolarizadas que trabalham.” Conclusões do Relatório da Comissão Internacional para a Educação, 1996