Com o incentivo e apoio à criação de emprego do IEFP–CE Cascais criámos há 29 anos (Março de 1987), esta ILE – Cooperativa em Educação e Ação Social. A origem, percurso e desenvolvimento de O Nosso Sonho e da IDEIA a partir de 1991, contou desde sempre também com o suporte estruturante da Segurança Social e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, entre outras entidades.
Na sua constituição como Iniciativa Local de Emprego – ILE, o IEFP apoiou os 10 postos de trabalho iniciais para jovens à procura do primeiro emprego. Ao longo destes 29 anos, os estágios profissionais e/ou estágios emprego tiveram um grande impacto ao nível dos profissionais mais qualificados, pelo que a maioria dos 140 colaboradores que dão atualmente vida a este projeto, tiveram uma ou outra forma de apoio à formação e à integração socioprofissional.
Durante 3 décadas a memória não guarda todas as medidas de apoio ao emprego, neste nosso país que, por esta via, tem procurado reduzir a taxa de desemprego e garantir alguma coesão social: os programas ocupacionais, os contratos emprego inserção, a já extinta Escola Oficina, ou a Empresa de Inserção que foi criada em 1999, para inserir 17 postos de trabalho e termina agora em março de 2016, o apoio aos últimos beneficiários… extinguindo-se lamentavelmente o próprio programa .
Ao longo destes 17 anos passaram pela Empresa de Inserção um total de 184 pessoas, que após 2 anos e meio, no máximo, e tendo adquirido hábitos de trabalho e mais competências profissionais , foram inseridos no mercado de trabalho normal, na própria instituição ou no mercado de trabalho mais protegido.
Como é muito previsível neste público alvo, nem todos romperam o ciclo da pobreza e alguns voltaram à subsídio dependência… Contudo é nossa convicção que só com trabalho se consegue criar riqueza, uma integração plena e a coesão social tão apregoada.
Assim, a par da intervenção socioeducativa diferenciada que promovemos neste território, o enquadramento socioprofissional de pessoas, tem constituído uma grande riqueza nesta Organização que, contribuindo para o desenvolvimento local, tem efetivamente criado um “mundo melhor”… aqui por perto. MFS