A arruada do CATL IDEIA Tires foi inspirada nas tradições de Mali, país da África Ocidental. A partir da visita ao Museu de Etnologia que fizemos nas férias do Natal, procurámos recriar uma tradição ainda viva desta região, construindo máscaras e marionetas, como ferramentas de intervenção social utilizadas pelos jovens destas comunidades.
E foi no dia 27 de fevereiro 2017, uma 2ª feira de Carnaval, que saímos à rua com o objetivo de dar voz a um projeto de intervenção social na nossa comunidade, que surgiu por iniciativa das crianças, para a construção de um parque Infantil na localidade de Tires.
Patrícia Pereira, Educadora CATL IDEIA Tires
A dança de máscaras é atual, aberta à invenção e mudança. Ao gerar as suas próprias performances, as trupes locais procuram ativamente a criação de novas personagens que correspondam a preocupações e temas contemporâneos.
É esta troca dinâmica entre tradição e inovação que dá ao teatro o seu carácter atual e permite que a dança de máscaras continue a ser um importante e popular contexto artístico de produção de conhecimento e significado para as comunidades do Mali.
In Museu de Etnologia