Às valências do edifício IDEIA Tires

COMUNICADO Nº 26 | ANO LETIVO 2020/2021

Apesar de todas as medidas tomadas, do cumprimento de todos os planos de contingência e respetivas adendas, bem como das excelentes condições dos edifícios, lamentavelmente, dada a transmissão comunitária atual, não conseguimos evitar que a infeção por COVID-19 entrasse no nosso Edifício IDEIA Tires.

Desde que abrimos a sala emergente, a 14 de abril, em Outeiro, as creches a 18 de maio e os jardins-de-infância a 1 de junho, até ao dia 13 de novembro tivemos apenas uma criança de creche infetada em casa (e que não transmitiu a ninguém na instituição) e alguns colaboradores que também não transmitiram internamente, num universo de 700 utentes com as lotações estabelecidas em conformidade.

É de referir que temos tido uma frequência até ao dia 13/11 que se situa entre os 80 a 90 % dos utentes de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo, num universo de 200 inscritos, no edifício IDEIA e TIRES.

Assim, no 1º ciclo de Tires, desde o dia 17 /11 – 3ª feira, temos duas turmas em isolamento profilático, estando a maioria dos alunos infetados no 4º ano, bem como a professora e monitora que apoia o grupo.

A turma do 3º ano de Tires, tem apenas dois alunos infetados, um deles, irmão de um aluno que testou positivo do 4º ano, e nenhum profissional.

Até este fim-de-semana não havia resultados positivos na creche de Tires, contudo temos atualmente 3 profissionais infetadas e até à data nenhuma criança, estando no entanto todas a ser testadas desde sábado… os utentes de berçário estão fora do edifício e a funcionar sem nada a assinalar.

Apenas as turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo de Tires e as salas M e L da creche estão em isolamento profilático.

As famílias do 1º /2º ano do 1º ciclo Tires e da sala XL da creche Tires foram convidadas a ficar em casa 2ª feira com os filhos, até saírem os resultados… não estão em isolamento profilático.

O jardim-de-infância está a funcionar até ao momento, não tem nenhum caso, embora algumas famílias tenham optado por ficar em casa com eles, mas não estão impedidos de frequentar.

Pedimos que só comuniquem o estritamente necessário por email e telefone, para o sistema informático não ir abaixo.

Contem connosco e nós contaremos convosco, serenamente na medida do possível.

Mª de Fátima Souto
(Diretora técnica/ pedagógica)