COMUNICADO 24 JUNHO 2020
Estimadas famílias,
Cumpre-nos informar que uma criança da sala dos mais pequenos, da creche de Tires, testou positivo para a covid-19. Trata-se de uma criança que saiu da creche sem qualquer sintoma no dia 18 de junho, iniciou febre em casa e, por iniciativa dos pais, com a atitude responsável que todos devemos ter nesta fase, não regressou à creche. Passados 6 dias, as crianças da creche e em especial as 9 que partilhavam a sala, mantêm-se sem sintomas bem como os profissionais, que tendo realizado testes na abertura das creches e serológicos recentemente , testaram negativo.
O plano de contingência, e a adenda especifica para creche estão implementados, com todas as atitudes para garantir a segurança, medidas de higiene e promoção da saúde e foram integralmente cumpridos.
Estes procedimentos foram revistos pela autoridade de saúde, nomeadamente quanto aos dias relevantes para potencial contágio, tendo o cumprimento e robustez dos mesmos permitido que apenas fosse necessário o encerramento da sala de referência da criança.
Para segurança de todos e seguindo as orientações das autoridades de saúde, estas criança , bem como os adultos que com elas estiveram, ficarão em casa até ao dia 2 de julho, inclusive, em isolamento profilático, podendo regressar dia 3 de julho se permanecerem sem sinais de doença.
Como seria de esperar tratando-se de crianças pequenas o uso de máscara não está indicado por ser perigoso, assim, é garantido o distanciamento possível de modo a promover uma relação saudável, sem comprometer a brincadeira e os afetos.
Apesar do risco para a saúde das crianças por esta doença ser baixo, para salvaguarda da saúde de todos e a manutenção da abertura da resposta de creche, de modo a que as famílias possam manter a sua atividade profissional, temos todos de estar cientes das nossas responsabilidades individuais, no sentido de reduzir o risco de transmissão da doença ao mínimo.
Sensibilizamos para a importância de nos comunicarem se alguém ficar com febre ou com outros sintomas associados à covid-19, de não trazerem, nesse caso, os vossos filhos para a escola, e simultaneamente contactarem o médico assistente e/ou a Linha Saúde 24 para orientações.
Terminamos salientando que, apesar de o nosso desejo ser sempre no sentido de que não ocorram casos de doença, e não sendo o risco zero possível, a apreciação das nossas medidas pela autoridade de saúde nos deve tranquilizar a todos e renovar a confiança de que é possível prosseguir com segurança sem comprometer a qualidade da educação e a felicidade das nossas crianças.
Sem mais, saudamos e somos reconhecidos pela atitude responsável e solidária das famílias, que nos deve inspirar a todos.
(direção técnica e pedagógica)