COMUNICADO Nº 42 | ANO LETIVO 2020/2021 – 21 janeiro 2021
A todas as valências da IDEIA e O Nosso Sonho (Creches, J.I.s, 1ºCEB e CATLs)
Lamentamos a evolução da pandemia ser tão grave e ter chegado a este número de infetados e mortes no nosso país, e compreendemos a posição do governo de fazer uma interrupção letiva, por 15 dias, diferente de manter o ensino à distância. Está previsto que estes dias letivos serão compensados, com alteração do calendário escolar, nas férias da páscoa e no final do ano letivo, e está assumido que as escolas e instituições darão resposta a quem mais precisa, nomeadamente aos filhos dos Trabalhadores de Serviços Essenciais (TSE) e as crianças e alunos com mais vulnerabilidade.
Desde sempre defendemos que, para os nossos mais pequenos utentes, (das creches, dos jardins de infância e, até, 1º ciclo e CATLs ) as respostas socioeducativas são insubstituíveis e os danos causados no seu desenvolvimento e no bem estar são muito relevantes. Como felizmente temos constatado, as crianças, nestas idades têm sido poupadas, não têm grandes sintomas, nem ficam doentes com gravidade , apesar de poderem transmitir a doença. Na verdade as valências de Creche e os CATL não são respostas letivas e nessa medida, há aqui uma imprecisão, e poderiam ter sido salvaguardadas.
No confinamento de abril de 2020 em que tudo era novo, abrimos uma “sala emergente” assumidamente isolados do resto das instituições e escolas, mas com sentido de responsabilidade, solidariedade e cidadania. Assim, considerando o despacho do governo, vamos , por maioria de razão, assegurar agora uma sala em cada valência, para os filhos de Trabalhadores de Serviços Essenciais (TSE), desde que pelo menos um dos progenitores o seja. Para esse efeito, devem enviar um email ou telefonema a solicitar a frequência e poderão vir amanhã em caso de necessidade e cumpram a exceção de TSE.
Estamos a fazer o levantamento das profissões de todas as famílias, seguindo para isso a Portaria nº82/2020 – que devem consultar em caso de dúvida (site da DRE – Diário da República Eletrónico AQUI »»).
Esta resposta estará aberta também a todas as crianças com especial vulnerabilidade social e com necessidades especiais que beneficiem de apoios por intervenção precoce, terapêuticos, psicológicos e pedagógico.
Voltaremos ao vosso contato para mais pormenores e esclarecimentos.
Com as melhores saudações pedagógicas, solidariamente
A direção técnica e pedagógica