A estrutura organizativa da IDEIA / O Nosso Sonho compreende quatro setores, sendo o Setor dos Estabelecimentos de Educação o que integra o jardim-de-infância e 1º ciclo do CEIDe em Tires – Centro de Educação Infantil e Desenvolvimento; o jardim-de-infância do CEI – Centro de Educação Infantil e o jardim-de-infância do CEID em Outeiro – Centro de Educação Infantil e Desenvolvimento.
PROJETO EDUCATIVO (resumo)
“Acreditar que podemos construir um mundo melhor…tem sido a razão da origem, percurso e desenvolvimento deste projecto sócio-educativo. Deixar crescer crianças autónomas, responsáveis, capazes de decidir, preocupadas com o mundo que as rodeia, sensíveis à beleza, à natureza e aos outros. Seres livres, na verdadeira acepção de liberdade, capazes de fazerem da vida uma festa.
Nos contextos actuais, preferimos pensar a Educação Pré-escolar como um espaço e um tempo onde assumem tanta importância o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens, como o afecto e a relação, o jogo e o trabalho, a criatividade e a arte, o ambiente e a natureza.” MFS
O projeto educativo do jardim-de-infância obedece aos princípios filosóficos da Instituição e respeita o enquadramento legal da educação pré-escolar, concretizando nos projetos curriculares de sala as orientações curriculares definidas pelo Ministério da Educação para este nível de ensino e para a população que atendemos.
Os jardins-de-infância da instituição têm um modelo pedagógico próprio que é concretizado nas 3 salas de atividade, sendo elas a Sala Intelectual, Sala do Jogo Dramático e Sala das Expressões. As crianças escolhem duas vezes por dia a sala em que querem estar, o que significa que os grupos são heterogéneos quanto à idade e que a equipa do pré-escolar trabalha com o conjunto das 72/75 crianças que o frequentam. As salas funcionam de forma autónoma, com objetivos específicos, mas com grande articulação entre si.
Objetivos da Sala do Jogo Dramático
(sala de referência grupo de 3/4 anos)
- Incentivar à resolução de pequenos problemas da vida quotidiana;
- Desenvolver atitudes positivas relativamente à aprendizagem, exploração e descoberta;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança através do jogo simbólico e da expressão dramática
- Valorizar o jogo e o brincar como forma privilegiada de promover o desenvolvimento emocional
- Encorajar a expressão das ideias, dos sentimentos da criança através do jogo dramático
Objetivos da Sala Intelectual
(sala de referência grupo de 5/6 anos)
- Potenciar o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens
- Instituir hábitos de leitura
- Promover o desenvolvimento da linguagem oral
- Promover a familiarização com a escrita e reconhecer as regras do código escrito
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas matemáticos a partir de situações do dia a dia
- Promover hábitos de trabalho, pesquisa e de procura de informação (livros, internet, revistas, jornais,…) para obtenção de mais conhecimentos sobre o meio envolvente
- Desenvolver novos saberes/ conhecimentos
Objetivos da Sala das Expressões
- Desenvolver a criatividade e o sentido estético
- Desenvolver a coordenação visuomotora e a motricidade fina
- Experimentar diferentes atividades lúdicoexpressivas
- Tomar contacto com diferentes técnicas, materiais e formas de expressão
- Representar vivências individuais através da expressão artística
- Adquirir conhecimentos sobre o Ambiente Natural e Social
- Valorizar e sensibilizar para importância da natureza e do meio envolvente.
Consulte o nosso blogue em: www.ideiaonossosonhosee.blogspot.com
Porque…
Acreditamos numa escola diversa, disponível, curiosa, atenta, onde se cruze sempre o pensamento divergente com o pensamento convergente;
Privilegiamos a cooperação, a participação, a livre escolha, a autonomia, a responsabilidade, como princípios educativos essenciais;
Defendemos a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores de cidadania;
Trabalhamos com pessoas, para pessoas, com outro sentido das coisas;
Criamos “espaços” de muitos e bons afectos;…queremos uma escola capaz de:
construir com as crianças oportunidades de aprendizagem dos saberes essenciais para a vida;
assegurar uma educação partilhada por todos;
exigir rigor e preocupação com a aquisição dos conhecimentos e valores;
privilegiar uma avaliação participada e que corresponsabilize todos os intervenientes.