Ementa vegetariana

COMUNICADO nº 46 | 01.23 | Ano Letivo 2022/2023  
Estimadas  famílias

Antes de mais os nossos melhores votos que ANO NOVO que agora se iniciou, nos traga paz, saúde e o bem estar possível, apesar das incertezas que vivemos no nosso país e a nível  global.

Como algumas famílias já consciencializaram, na nossa organização envolvemos a comunidade educativa em tudo o que lhes diz respeito  e procuramos que as crianças/ alunos, na medida do seu desenvolvimento e idade, se vão interessando pelo que os rodeia, mais perto e mais longe.

Assim, adotando a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável que a Unesco (1) definiu como prioritário na defesa do ambiente e do planeta,  temos vindo a  incluir na nossa dinâmica, para além da diferenciação pedagógica que conhecem,  várias ações relacionadas com o desenvolvimento sustentável,  a defesa do planeta e a educação para a saúde e cidadania, de que é exemplo a última formação / sensibilização para a alimentação e mastigação dos mais pequenos.

Neste sentido, a área da confeção e distribuição alimentar  e vários colaboradores e famílias, propuseram que um dia  por semana,  à 4ª feira, se incluísse  um prato vegetariano na ementa para todos nós. Como sabem, já tínhamos um prato vegetariano (não vegan) na ementa há longo tempo; assim, introduzimos agora em janeiro (vamos apenas  na 3ª semana), a  titulo experimental, esta alteração, mantendo-se em avaliação por 8 semanas para aferir os pratos e as preferências de crianças e adultos.

Até agora está a correr muito bem, e, se assim continuar, passamos a ter uma ementa vegetariana devidamente avaliada por nutricionista – vidé exemplo de ficha nutricional (2), assegurando o valor proteico recomendado. As poucas reações menos positivas, são absolutamente naturais e compreensíveis, uma vez que se trata de mudar hábitos…  

Às crianças/alunos ou profissionais  com restrições alimentares decorrentes de alergias ou intolerâncias, desde que devidamente atestadas pelo médico, será fornecida refeição sem esses produtos alergénicos, tal como acontece nos restantes dias,  dependendo da ementa.

Passaremos também a assumir  dias fixos para carne e peixe, assim à 2ª e 5ª o prato passa a ser de carne e à 3ª e 6ª feira de peixe, deste modo as famílias ficam sempre a saber o que devem providenciar para o jantar, para não repetirem  a mesma proteína, se isso for importante, embora as ementas estejam afixadas nas valências e online.

Na expetativa que  confiem em nós e não se inquietem, dado que  diversificar a alimentação, assegurando a proteína necessária e mais quantidade de  legumes e leguminosas, um dia na semana, é uma  situação a valorizar perante os vossos filhos e não o contrário.

Atentamente,
A Direção Técnica

HIPERLIGAÇÕES: