O NOSSO SONHO e IDEIA Desenvolvem em parceria a sua ação no âmbito da educação e da ação social solidária. Sediadas na Freguesia de São Domingos de Rana, atendem diariamente cerca de mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, contando com um quadro de pessoal próximo dos 140 profissionais.(…) Além de contribuir para o desenvolvimento local e educativo no Concelho, tem defendido desde sempre a diversidade como uma riqueza. Saiba mais AQUI. »


Matematicando… nas turmas de 1º CEB: Materiais, atividades e estratégias para aquisição de conhecimentos no CEIDe IDEIA Tires (número, tabuada, frações, sequências, polígonos, medidas…). Saiba + AQUI » 


Ser livre é…
Poder brincar, poder falar com as pessoas e conviver, fazer o que queremos, viajar para outros países com amigos, explorar outros lugares, poder ler o que quisermos e trabalhar como queremos. | Poder sonhar, pintar e desenhar, cantar, dançar e ajudar os outros quando queremos. | Não ter guerra. | Poder dar abraços e beijinhos. | É poder cheirar as flores e visitar amigos. | Poder escolher e dizer o que quisermos. | É poder ver o céu, poder seguir os sonhos, voar… e poder imaginar um mundo novo.
Texto coletivo a partir de uma conversa sobre o dia da liberdade. | Sala Intelectual, Abril 2022


Em abril os Contos Subiram ao Palco! 
Foi com redobrada emoção que os CATLs da IDEIA retomaram a já VI Edição d´Os Contos Sobem ao Palco, este ano com a estreia de três histórias encenadas, e que recomendamos leitura: Os Pássaros | O Pintor e o Pássaro | A Manta do José. Saiba + AQUI» 


A 18ª Caminhada dos Sonhos foi este ano também pela Paz. O tempo permitiu que, desde o edifício CEI-C em Matos Cheirinhos até ao jardim em Tires (junto à IDEIA), chegassem sem chuva (!) todas as famílias e amigos que fizeram questão de celebrar O Nosso Sonho, juntos pela Paz.
Partilhamos a Carta à Paz, que foi lida no jardim, e criada a partir de conversas e abordagens feitas pelas crianças (JI e 1ºCEB) a propósito da Guerra na Ucrânia. Em circulo cantámos “Todos juntos!”. Foi um momento bonito e as crianças estavam muito envolvidas. Saiba + AQUI»


Clique no percurso para AUMENTAR 


[ Mostra Cultural Março 2022 (35anosONS) / 09 e 10 de Março Sessões Auditório IDEIA Outeiro ]
A Monstrinha Veio à nossa Escola! No âmbito da celebração dos 35 anos d´O Nosso Sonho, proporcionámos sessões de cinema durante 2 dias, no auditório IDEIA em Outeiro, às crianças de várias valências e localidades – Foi uma animação!
A EDUCAÇÃO PELA ARTE DA ANIMAÇÃO “Ver um filme de animação é ser sensibilizado, emocionado, educado pelas imagens e narrativas que um filme de animação contém e transmite.” Fernando Galrito | Diretor Artístico da MONSTRINHA. O festival apresenta uma vasta programação para famílias e para adultos, a decorrer entre 16 e 27 de março 2022. Consulte a programação no site da MONSTRA AQUI »


[ Mostra Cultural Março 2022 (35anosONS) / 03 de Março 14h Auditório IDEIA Outeiro ]A Maior Flor do mundo - Saramago“A Maior Flor do Mundo” espetáculo criado com base na Obra de José Saramago, e que nos mostrou “uma coisa que é muito maior do que o nosso tamanho e do que todos os tamanhos”.
Pl´ companhia AtrapalhArte Produções Teatrais. Assistiram as turmas 1º CEB: IDEIA Outeiro + 4º Ano CEIDe IDEIA Tires


[ PROJETO Sala Intelectual CEID´ Outeiro IDEIA (JI) ]desenhos pesquisa falcões“Os Falcões têm predadores?” Depois da comunicação do projeto dos pirilampos enquanto conversávamos em grupo sobre alguns animais, a Nádia disse: O falcão não tem predadores! Nem todos no grupo concordaram, a Nádia propôs-se para ir pesquisar e a Maria ofereceu-se para a ajudar na pesquisa…Conheça este projeto AQUI »


O Nosso Sonho Convida«Misturámos as cores!»
(CEI O Nosso Sonho Matoscheirinhos)
Uma pintura coletiva inspirada no livro de Hérve Tullet..!!! Saiba + AQUI »


«é-Notícia!» nº9 // 12.2021
:: Registamos momentos significativos de 2021, numa síntese de memórias desta Instituição.

Consulte todos os «é-Notícia!» publicados AQUI »


o Programa de celebração do 30º Aniversário da IDEIA, com atividades para todos: Crianças, famílias, equipas e colaboradores! Partilhamos a versão digital atualizada da nossa Fita do tempo, que atualiza a 1ª edição de 2016 por ocasião do 30º aniversário d´O Nosso Sonho.
SIGA as ligações respetivas, carregando nas palavras sublinhadas: Programa celebração, Fita do tempo (2015-21), (1991-2016).


Atelier da Natureza
(CEID´Outeiro IDEIA)
Após algumas atividades no exterior as crianças decidiram em conversa de grupo fazer uma atividade com as suas descobertas, transformando a sua sala (de Transição) num atelier, onde até participaram crianças de outras salas…
Saiba + AQUI »


Acantonamentos de finalistas IDEIA e O Nosso Sonho
“Uma noite na Escola” (ECOparque IDEIAouteiro, Julho 2021 JI, 1º CEB)
Há sonhos com asas dentro e asas de sonhar sonhos. (…) As asas, essas, levam-nos estrada fora, mar adentro. Desconhecido à espera fora de nós.
(“Teresa Marques in:”Sonho com asas” Kalandraka)

Aconteceram em fins de semana distintos, para os finalistas dos 3 jardins de infância e também das 2 turmas de 1º CEB. Proporcionaram uma experiência única de exploração do espaço envolvente, com jogos, brincadeiras e muitas  surpresas para descobrir. Culminou num momento final partilhado com as famílias onde houve música, entrega de avaliações, diplomas, portfólios, e muita emoção nesta despedida aos finalistas.


Exposição de ARTE INFANTIL pelas crianças do CATL IDEIA Outeiro, de 18 maio a 21 junho na biblioteca M. S. Domingos de Rana

O CATL IDEIA Outeiro associou-se à Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana para festejar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com a exposição de algumas produções plásticas inspiradas por Alison Jay e Eric Carle.
‘À procura de ontem’ parte das palavras de Walt Whitman – “A felicidade não noutro lugar, mas neste lugar… não noutra hora, mas nesta hora.” para celebrar a relação intergeracional (netos-avós) e o papel da memória, o que cuidamos, como ativo valioso para viver com plenitude o futuro.


Participação em Creche (salas L e XL)
As equipas das sala L e XL da Creche IDEIA Outeiro fizeram dois vídeos sob o tema da ‘Participação‘, retratando a dinâmica com crianças entre os 24 e os 36 meses.


Saiba mais AQUI »


[ CATEGORIA Galeria / Prémios e Concursos ]

O nosso pinguim foi vencedor! * AL19-20
A turma do coração (4ºano) do 1º CEB Outeiro ganhou o Prémio Melhor Turma! no Concurso “Ameaçadas pela ação do Homem” com a peça “Pinguim”. O Concurso Escolar de trabalhos manuais sobre cada uma das espécies apresentadas na exposição que esteve patente no Paredão Cascais/Estoril em maio de 2019, conjugou princípios relacionados com a sustentabilidade ambiental, tais como, educação e sensibilização ambiental, reutilização de materiais e participação ativa. SAIBA + AQUI »»

Áudio da IDEIA conquista o 2º lugar * AL19-20_16.JUL
…na 11º edição do concurso «Conta-nos uma história»,  categoria 3º 4º ano. Ouçam aqui!
Uma pequenina papoila

Em janeiro, alguns trechos da ‘História da Papoila’ de Luisa Ducla Soares ganharam cheiro, textura, cor e voz(es)…
SAIBA + AQUI »»

1º Lugar no Torneio Concelhio do Jogo do Mata 2020 * AL19-20_13.FEV
A equipa da IDEIA (turmas de 4º ano de Tires e Outeiro) jogou como uma verdadeira equipa, com determinação e respeito pelos adversários, vencendo todos os jogos disputados, havendo sido recompensada com o 1º lugar neste torneio organizado pela C.M. Cascais.
SAIBA + AQUI »»



INFORMAÇÃO e MARCAÇÃO de CONSULTAS:  Edf. IDEIATires: 214458270 | Edf. IDEIAOuteiro: 214489700 | SABER + AQUI »»


«25 Anos de construção solidária!»
A imagem mostra o monumento edificado em homenagem à Instituição O Nosso Sonho.
(2012,
edf. IDEIA Tires)
A história que conta como tudo nasceu e cresceu nos primeiros 25 anos desta Cooperativa de Ensino e Solidariedade Social foi publicada em 2014, e pode ser adquirida em livro na secretaria de Tires ou Outeiro. Consulte a versão digital AQUI »»


Os primeiros 25 anos da IDEIA
Contámos a história da instituição numa fita do tempo, assinalando os momentos mais importantes, até ao ano da sua comemoração. Uma publicação feita em 2016, na contracapa da agenda anual.
Consulte AQUI a versão em PDF»