O NOSSO SONHO e IDEIA Desenvolvem em parceria a sua ação no âmbito da educação e da ação social solidária. Sediadas na Freguesia de São Domingos de Rana, atendem diariamente cerca de mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, contando com um quadro de pessoal próximo dos 140 profissionais.(…) Além de contribuir para o desenvolvimento local e educativo no Concelho, tem defendido desde sempre a diversidade como uma riqueza. Saiba mais AQUI. »


IDEIA 29 anos “Parabéns à nossa linda escola. Vamos todos ficar bem!”

«(…) Os sonhos e o querer de pessoas muito especiais, conseguiram criar e construir alicerces desta Grande Casa. Depois outros se juntaram e fizeram o caminho até aqui, com novas IDEIAS, criatividade e sentido de pertença. Este é sem duvida de todos, o ano mais desafiante e que vai ficar marcado para sempre na vida e na memória dos que cá permanecem.
É realmente uma «nuvem gigante» no percurso, que nos vai tornar mais fortes, mais resistente, mais tolerantes, mais resilientes, mas vamos ultrapassar juntos esta nuvem negra.
Um mimo e um abraço forte à distância, para marcar mais este aniversário das crianças e equipa do CEIDe – Tires.» Educ. Elsa Velez 27.11.2020 CEIDe IDEIA Tires (J.I.)


COMUNICADO Nº 28 | ANO LETIVO 2020/2021 | 24.11.2020
Valências d´O Nosso Sonho, território de Matos Cheirinhos

Apesar de todas as medidas tomadas, do cumprimento de todos os planos de contingência e respetivas adendas, dada a transmissão comunitária atual e, apesar das excelentes condições dos edifícios, lamentavelmente não conseguimos evitar que a infeção por COVID-19, entrasse no Edifício IDEIA Tires e agora, uma criança do 2º ano do 1º CEB Outeiro.
Desde que abrimos a sala emergente a 14 de abril em Outeiro, as 3 creches a 18 de maio e os 3 jardins-de-infância a 1 de junho, até ao dia 13 de novembro tivemos apenas uma criança de creche infetada em casa e que não transmitiu a ninguém na instituição, e alguns colaboradores que também não transmitiram internamente, num universo de 700 utentes com as lotações estabelecidas.

Creche O Nosso Sonho Matoscheirinhos
6ª feira – dia 13 de novembro já à noite recebemos a informação que uma criança da sala XL estava infetada, esta sala está situada como sabemos do lado do pré-fabricado, rua Fernando Pessa, com os seus profissionais em isolamento profilático desde o dia 16/11, 2ª feira situação acompanhada de perto pela autoridade de saúde que rapidamente agiu no sentido de isolar estes meninos e profissionais da sala.
Estas crianças regressam dia 27 de novembro, sem que mais nenhuma pessoa tenha sido infetada e não precisam de documento médico.
Saudamos as famílias e os nossos profissionais e ficamos felizes por voltarem em segurança.
A sala L mesmo edifício e as salas S e M dos berçários, no outro edifício não registam qualquer problema.

CEI O Nosso Sonho Matoscheirinhos
Não se verifica nenhuma situação de infeção por COVID-19, pelo que as 3 salas estão a funcionar com grupos fixos, com alterações relevantes no nosso projeto, tem-se verificado ausência de alguns profissionais por situações de saúde de outra natureza
Pedimos que só comuniquem o estritamente necessário por email e telefone, para o sistema informático não ir abaixo.

Contem connosco e nós contaremos convosco serenamente na medida do possível.

Mª de Fátima Souto / Aida Reis / Céu Neves
(Direção técnica/ pedagógica)


COMUNICADO Nº 27 | ANO LETIVO 2020/2021 | 23.11.2020
Valências do Edifício IDEIA Outeiro

Apesar de todas as medidas tomadas, do cumprimento de todos os planos de contingência e respetivas adendas, dada a transmissão comunitária atual e, apesar das excelentes condições dos edifícios, lamentavelmente não conseguimos evitar que a infeção por COVID-19 entrasse no nosso Edifício IDEIA Tires e agora, uma criança do 2º ano do 1º CEB Outeiro.

Desde que abrimos a sala emergente a 14 de abril em Outeiro, as creches a 18 de maio e os jardins-de-infância a 1 de junho, até ao dia 13 de novembro tivemos apenas uma criança de creche infetada em casa e que não transmitiu a ninguém na instituição, e alguns colaboradores que também não transmitiram internamente, num universo de 700 utentes com as lotações estabelecidas.

Conforme já foi informado pelo email infofamílias, no 1º ciclo de Outeiro temos o 2º ano em isolamento profilático, mas até ao momento só tem 1 caso de aluno positivo; o 1º ano sem casos, mas por ser da mesma “bolha”, está a fazer testes e aconselhado a ficar em casa até termos os resultados … a professora e a monitora testaram negativo, não temos colaboradores positivos em Outeiro.

O CEID’ Outeiro – jardim-de-infância e a Creche Outeiro, estão a funcionar sem casos até ao momento, embora algumas famílias tenham optado por ficar em casa com os irmãos comuns, mas não estão impedidos de frequentar.

Pedimos que só comuniquem o estritamente necessário por email e telefone, para o sistema informático não ir abaixo.

Contem connosco e nós contaremos convosco serenamente na medida do possível.

Mª de Fátima Souto
(Diretora técnica/ pedagógica)


COMUNICADO Nº 26 | ANO LETIVO 2020/2021 | 23.11.2020
Valências do edifício IDEIA Tires

Apesar de todas as medidas tomadas, do cumprimento de todos os planos de contingência e respetivas adendas, bem como das excelentes condições dos edifícios, lamentavelmente, dada a transmissão comunitária atual, não conseguimos evitar que a infeção por COVID-19 entrasse no nosso Edifício IDEIA Tires.

Desde que abrimos a sala emergente, a 14 de abril, em Outeiro, as creches a 18 de maio e os jardins-de-infância a 1 de junho, até ao dia 13 de novembro tivemos apenas uma criança de creche infetada em casa (e que não transmitiu a ninguém na instituição) e alguns colaboradores que também não transmitiram internamente, num universo de 700 utentes com as lotações estabelecidas em conformidade.

É de referir que temos tido uma frequência até ao dia 13/11 que se situa entre os 80 a 90 % dos utentes de creche, jardim-de-infância e 1º ciclo, num universo de 200 inscritos, no edifício IDEIA e TIRES.

Assim, no 1º ciclo de Tires, desde o dia 17 /11 – 3ª feira, temos duas turmas em isolamento profilático, estando a maioria dos alunos infetados no 4º ano, bem como a professora e monitora que apoia o grupo.

A turma do 3º ano de Tires, tem apenas dois alunos infetados, um deles, irmão de um aluno que testou positivo do 4º ano, e nenhum profissional.

Até este fim-de-semana não havia resultados positivos na creche de Tires, contudo temos atualmente 3 profissionais infetadas e até à data nenhuma criança, estando no entanto todas a ser testadas desde sábado… os utentes de berçário estão fora do edifício e a funcionar sem nada a assinalar.

Apenas as turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo de Tires e as salas M e L da creche estão em isolamento profilático.

As famílias do 1º /2º ano do 1º ciclo Tires e da sala XL da creche Tires foram convidadas a ficar em casa 2ª feira com os filhos, até saírem os resultados… não estão em isolamento profilático.

O jardim-de-infância está a funcionar até ao momento, não tem nenhum caso, embora algumas famílias tenham optado por ficar em casa com eles, mas não estão impedidos de frequentar.

Pedimos que só comuniquem o estritamente necessário por email e telefone, para o sistema informático não ir abaixo.

Contem connosco e nós contaremos convosco, serenamente na medida do possível.

Mª de Fátima Souto
(Diretora técnica/ pedagógica)


Projeto «Tio Lobo»
Um reconto de um grupo do JI CEIDe IDEIA Tires, a partir de propostas que surgiram no Diário, escritas por duas crianças: “quero fazer bonecos com folhas de outono”; e “teatro de fantoches com as folhas de outono”. Então, na reunião de Conselho, surgiu a ideia de fazer o «Tio Lobo», a partir do livro homónimo da Kalandraka. Assista AQUI ao vídeo do teatro »» 


Folhas secas na creche
No dia 29 de Setembro “Fomos fazer uma visita ao ECOparque O Nosso Sonho
Durante o percurso descobrimos que existe uma grande diversidade de animais…
Encontrámos o Eco, as galinhas, os patos, os pintainhos, as tartarugas, o pavão, o burro e a vaca…”´
… Recolhemos muitas folhas, bonitas e estaladiças! (CRECHE Outeiro, Sala L). Saber mais AQUI »»


Dia 17 de setembro 2020 foi assim o Regresso à escola…
“Tinha muitas saudades da escola e dos meus amigos | passamos 6 meses sem se ver e da Iolanda (Profª) e do trombinhas e de usar o material.” (Aluno de 2º ano)


«é-Notícia!» nº8 // 04.2020

:: Num tempo estranho para todos nós, confinados devido à COVID 19, mas não isolados do mundo, manter a newsletter «é-Notícia», com enfoque no que ainda aconteceu no 2º período e desde 16 de março até agora, é mais uma forma de estarmos consigo ‘ON’ (…)

VEJA o «é-Notícia!» nº8 AQUI »


[ CATEGORIA Galeria / Prémios e Concursos ]

* AL19-20_16.JUL Áudio da IDEIA conquista o 2º lugar
…na 11º edição do concurso «Conta-nos uma história»,  categoria 3º 4º ano. Ouçam aqui!
Uma pequenina papoila

Em janeiro, alguns trechos da ‘História da Papoila’ de Luisa Ducla Soares ganharam cheiro, textura, cor e voz(es)…
SAIBA + AQUI »»

* AL19-20_13.FEV 1º Lugar no Torneio Concelhio do Jogo do Mata 2020
A equipa da IDEIA (turmas de 4º ano de Tires e Outeiro) jogou como uma verdadeira equipa, com determinação e respeito pelos adversários, vencendo todos os jogos disputados, havendo sido recompensada com o 1º lugar neste torneio organizado pela C.M. Cascais.
SAIBA + AQUI »»



INFORMAÇÃO e MARCAÇÃO de CONSULTAS:  Edf. IDEIATires: 214458270 | Edf. IDEIAOuteiro: 214489700 | SABER + AQUI »»


«25 Anos de construção solidária!»
A imagem mostra o monumento edificado em homenagem à Instituição O Nosso Sonho.
(2012,
edf. IDEIA Tires)
A história que conta como tudo nasceu e cresceu nos primeiros 25 anos desta Cooperativa de Ensino e Solidariedade Social foi publicada em 2014, e pode ser adquirida em livro na secretaria de Tires ou Outeiro. Consulte a versão digital AQUI »»


Os primeiros 25 anos da IDEIA
Contámos a história da instituição numa fita do tempo, assinalando os momentos mais importantes, até ao ano da sua comemoração. Uma publicação feita em 2016, na contracapa da agenda anual.
Consulte AQUI a versão em PDF»