O NOSSO SONHO e IDEIA Desenvolvem em parceria a sua ação no âmbito da educação e da ação social solidária. Sediadas na Freguesia de São Domingos de Rana, atendem diariamente cerca de mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, contando com um quadro de pessoal próximo dos 140 profissionais.(…) Além de contribuir para o desenvolvimento local e educativo no Concelho, tem defendido desde sempre a diversidade como uma riqueza. » Saiba mais AQUI.


Meias com palavras
CEIDe IDEIA Tires (1º CEB )
Os alunos do 1.º CEB de Tires iniciaram o 2.º período de uma forma muito especial. Ao chegar à escola, foram surpreendidos com várias meias espalhadas pelo corredor. Mas, não eram umas meias quaisquer. Estas meias tinham lá dentro algo muito valioso, uma carta! Esta carta foi o desafio lançado pela equipa aos pais e tinha como objetivo recordar todos do que é realmente importante, o amor da família. 

Os alunos ficaram muito felizes por terem recebido uma carta dos seus pais, era impossível conter os sorrisos e a emoção. O coração de cada um encheu-se de alegria! Nessa semana, cada aluno levou para casa a sua meia com uma outra carta lá dentro, a resposta que escreveram para a família.
Como forma de agradecimento, a equipa elaborou uma pequena história, que enviou às famílias, com a intenção de ilustrar os momentos que foram vivenciados nesse dia:

Uma (espécie) de história de Natal O Natal estava quase a chegar e, como sempre, o Pai Natal e os seus duendes estavam muito ocupados. Presentes para um lado, cartas para o outro, uma correria sem fim… Preocupado, o senhor das barbas brancas enviou uma SMS (sim, qual é o espanto? Os telemóveis também chegaram ao Pólo Norte!) a alguns dos seus ajudantes mais estimados. O que estava escrito na mensagem? Isso não sabemos, era ultrassecreto. Claro está que, ao receberem a mensagem, os ajudantes sorriram e cumpriram com muito entusiasmo e amor nos corações o pedido que o Pai Natal lhes tinha feito. Assim, no dia 6 de janeiro, um grupo de cinquenta e oito meninos correu para as suas meias. E o que encontraram? Não, não foram brinquedos, nem doces, mas sim palavras… palavras cheias de açúcar e que lhes tocaram diretamente nos corações, os emocionaram e fizeram sorrir. E o Pai Natal? Bem, o Pai Natal, estava sentado no seu confortável sofá, com uma caneca de chocolate quente e a sua manta sobre as pernas a assistir a tudo o que se passava com um sorriso no rosto, porque, afinal, o Natal é o momento da família e do amor.


Mudança de instalações da «Oficina do Pai Natal»
Em IDEIAouteiro até 06 JAN 2020
«Devido aos fortes nevões que têm caído na Lapónia…este ano o Pai Natal viu-se forçado a encerrar a sua fábrica e reabriu num novo espaço em Outeiro. recrutamos duendes…que entre 2 e 6 de dezembro vieram ajudar a construir brinquedos. O Pai Natal tem estado a ler as cartas e em breve as crianças vão receber a sua visita…» Cristina Prazeres Educ. e Coordenadora CEID´OuteiroCLIQUE na imagem para aumentar.


VISITA à exposição «Quem era Sophia?»
Na Biblioteca São Domingos de Rana até 21 FEV 2020
Texto escrito por Beatriz G. e Mariana C. (Alunas do 4.º ano, 1º CEB Tires):
«No dia 11 de novembro, as turmas do 2.º e 4.º anos de Tires foram à biblioteca de São Domingos de Rana assistir a uma leitura encenada da obra “Quem era Sophia?”, promovida pela editora Pato Lógico. Este livro falava da vida de Sophia de Mello Breyner Andresen, os locais onde morou, as suas vivências e tudo aquilo que, mais tarde, iria inspirar os seus livros.Depois de ouvirmos a história sobre a Sophia, a contadora de histórias desafiou-nos a realizar uma atividade, que consistia em preencher um “contentor” com aspetos relacionados com a Sophia e a sua vida.
A propósito desta atividade, os alunos do 2.º ano trouxeram livros da autoria de Sophia de Mello Breyner para ler em sala e o Miguel (2.º ano) trouxe um livro muito especial que irá servir de inspiração para um trabalho realizado pelas duas turmas a partir da obra “A Floresta”, que estamos a ler todos os dias de manhã, em conjunto.»

Comemorando o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a obra homónima «Quem era Sophia?» serviu de mote à realização desta exposição, que também integra algumas das criações que surgiram da exploração e vivência da obra ‘A menina do mar’ pelas crianças do CATL IDEIA Outeiro, convidando quem a visita, a mergulhar no mundo das monotipias e de outras formas de expressão. Tem ainda patente alguns registos sobre a encenação de mais duas outras obras de literatura infanto-juvenil da autora, e que aconteceram na «V Edição dos Contos Sobem ao Palco».
Recorde AQUI alguns momentos da edição dos CONTOS, ou do dia da INAUGURAÇÃO (6NOV).»»


Primeiro Conselho de Escola (1º CEB Outeiro)

No dia 11 de outubro de 2019 realizámos o nosso primeiro Conselho de Escola no 1.ºceb.

Em cada turma foram escolhidos dois representantes que reuniram previamente com as professoras para definir a ordem de trabalhos do Conselho e para tratar das fotografias a colocar no Powerpoint, que foi elaborado pelos representantes do 4.ºano.

Na data escolhida para o Conselho, todas as turmas reuniram no auditório e discutiram os assuntos definidos, sob orientação e gestão dos grupos representantes. Também estiveram presentes elementos da equipa do CATL e auxiliares.

Durante o Conselho foi escrita a ata, de modo a registar a discussão dos temas e as decisões tomadas com o contributo de todos.

Foi um momento de participação ativa e gestão cooperada de um espaço que é de todos nós e que temos de preservar: a Escola.


«é-Notícia!» nº7 // 09.2019

:: Partilhamos o «é-Notícia!» onde as famílias podem rever muitas das atividades em que participaram ao longo do último semestre do ano letivo 2018/19.
VOTOS DE UM BOM ANO 
::

VER «é-Notícia!» nº7 AQUI »