O NOSSO SONHO e IDEIA Desenvolvem em parceria a sua ação no âmbito da educação e da ação social solidária. Sediadas na Freguesia de São Domingos de Rana, atendem diariamente cerca de mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, contando com um quadro de pessoal próximo dos 140 profissionais.(…) Além de contribuir para o desenvolvimento local e educativo no Concelho, tem defendido desde sempre a diversidade como uma riqueza. Saiba mais AQUI. »


JI CEI O Nosso Sonho Matoscheirinhos, 10 Março 2020
Celebrámos o 33º aniversário d´ O Nosso Sonho
Começámos o dia com o hastear da bandeira e cantámos a música do CEI: “Sete de CEI | SEI de Saber | Sei muito bem que este é o nosso CEI | Na sala Intelectual a escrita é natural | Na sala das Expressões há artistas aos montões | Na sala do Jogo Dramático, fazer de conta é fantástico | E no nosso CEI eu muito brincarei | E no nosso CEI eu muito brincarei” … 


Também fizemos um bolo e à tarde cantámos os parabéns! Depois aproveitámos o sol que aquecia o no nosso jardim com um jogo: Escolhemos à sorte as equipas, e desenhámos à vista com diferentes materiais e técnicas, a bandeira da nossa escola. No final, juntámos todas as representações e criámos duas GRANDES bandeiras. PARABÉNS a todos nós!


Arruada de Carnaval em Tires (CEIDe IDEIA Tires: 1CEB e JI)
Inspirados nas mascotes de cada turma, os alunos do 1 Ceb de Tires foram convidados a criar fatos de carnaval reutilizando materiais. Fizemos o nosso desfile no dia 21 fevereiro, na companhia dos meninos do Jardim de Infância e dos alunos da EB1 António Torrado


Arruada de Carnaval IDEIAouteiro 2020
No dia 21 de fevereiro, as valências de 1ºCEB, jardim de Infância e os meninos crescidos da Creche de IDEIAouteiro, saíram às ruas de Outeiro de Polima para brincar a sério! Saiba mais AQUI »


Troca solidária
Sensibilizados com o tema do livro -«Sem Abrigo» de Maria Inês Almeida, as turmas do 1ºCEB de Outeiro realizaram uma Troca Solidária para recolher bens essenciais com destino à Associação “CASA” que apoia os sem abrigo e famílias em situação de carência extrema. Saiba mais AQUI » 

Visitámos a Associação que nos recebeu de braços abertos e sorrisos largos, cheios de afeto, deixando-nos palavras de agradecimento e uma mensagem muito especial:
“Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!” 


IDEIA sagra-se campeã no Torneio Concelhio do Jogo do Mata 2020
A equipa da IDEIA (turmas de 4º ano de Tires e Outeiro) jogou como uma verdadeira equipa, com determinação e respeito pelos adversários, vencendo todos os jogos disputados, havendo sido recompensada com o 1º lugar.
O torneio organizado pela Câmara Municipal de Cascais, teve a final no dia 13 de fevereiro no Pavilhão Desportivo dos Lombos – Carcavelos, e contou com a presença de 22 escolas.



Parabéns a todos pelo empenho e espírito desportivo!


Visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Cascais
Turmas de 1º e 4º ano (1º CEB CEIDe IDEIA Tires)
A visita de estudo realizou-se no dia 17 de janeiro 2020.
“Eu gostei de treinar com a mangueira” (J.C. 4.º ano)
“Descobrimos que existem três tipos de fatos: fato de emergência médica, fato de incêndios urbanos e fato de incêndios florestais” (R.G. 4.º ano)
“Eu gostei de vestir o fato de bombeiro” (M.P. 1º ano)
“Eu gostei muito de andar na carrinha dos bombeiros” (M.A. 1.º ano)

No âmbito do estudo dos temas “Primeiros Socorros” e “Prevenção de Incêndios” a turma do 4.º ano recebeu, no fim de novembro, a visita do bombeiro voluntário José Afonso que presta o seu voluntariado nos Bombeiros de Cascais. Após essa visita, os nossos alunos demonstraram vontade em conhecer melhor um quartel dos bombeiros e as suas viaturas. Por essa razão, deslocaram-se até ao Quartel dos Bombeiros de Cascais.
Esta visita foi também realizada pela turma do 1.º ano, no âmbito do estudo do tema “A Segurança do seu Corpo”.
De forma a sensibilizar os nossos alunos para uma melhor qualidade do ambiente e beneficiando do projeto de mobilidade implementado pela Câmara Municipal de Cascais, as turmas deslocaram-se até à paragem de autocarro e aguardaram pela chegada do autocarro 462 que os levaria até ao quartel.
A viagem foi divertida, pois para alguns era a primeira vez a andar de autocarro.
Ao chegar ao quartel, os alunos foram recebidos pelo bombeiro José Afonso e divididos em dois grupos para a realização da visita às instalações e viaturas.


Visita de estudo à Villa Romana de Freiria
Turmas de 4º ano (1º CEB Outeiro e CEIDe IDEIA Tires)
Realizou-se no dia 15 de janeiro, enquadrada nos temas de História de Portugal. Durante a visita, contámos com a presença do Doutor José d’Encarnação, que coordenou as escavações deste património e se dedicou às temáticas da presença romana em Portugal e à epigrafia latina. Foi muito interessante fazer esta viagem no tempo e saber mais sobre o modo de vida dos romanos! 


CLIQUE na imagem para aumentar.

Alguns excertos dos registos sobre este dia, escritos pelos alunos:

– Aprendi que quando as letras estavam deitadas, estava escrito em itálico. Também aprendi que villa quer dizer casa em latim (C.R., IDEIA Outeiro)
– A “villa Romana. (..) era enorme e tinha sauna, piscina, muitas salas de estar, cozinha, celeiro, duas grandes casas, era tanta coisa, que já nem sei as outras divisórias.” (L.J., IDEIA Outeiro)
– O que mais gostei foi de aprender que aquele celeiro é considerado o maior da Península Ibérica (R.G. CEIDe)
– aprendi coisas estranhas que os romanos utilizavam (…) gatos à porta do celeiro para matar os ratos que lá entravam (L.J., IDEIA Outeiro)
– (…) a partir de cascas de ameijoa, eles descobriram a cozinha (L.N., IDEIA Outeiro)
– Aprendi que os Romanos lavavam as roupas num tanque e o que gostei mais foi quando o José nos mostrou o local onde era a sala de jantar (M.C., CEIDe)
– (…) encontraram uma pedra de anel que era cor de laranja e que parecia que era feita de âmbar e que estava lá desenhado um homem com um arco e flecha. (D.T., IDEIA Outeiro)
– O que eu gostei mais foi de ver os vestígios e imaginar como seria aquela quinta antigamente (B.V., CEIDe)
– Mas não teríamos percebido muita coisa se não fosse a maravilhosa ajuda de um arqueólogo chamado José d’Encarnação (T., IDEIA Outeiro)
– O Doutor José d´Encarnação é o melhor guia de sempre! (L.J. IDEIA Outeiro)
– O Doutor José da Encarnação foi o historiador que nos guiou nesta visita. Ele foi muito simpático porque respondeu a todas as perguntas e explicou muito bem, de forma a nós percebermos bem. Quero agradecer à escola e ao Doutor José d’Encarnação por termos feito esta visita e ficarmos com estes conhecimentos (M.C. IDEIA Outeiro)

 


VISITA à exposição «Quem era Sophia?»
Na Biblioteca São Domingos de Rana até 21 FEV 2020
Texto escrito por Beatriz G. e Mariana C. (Alunas do 4.º ano, 1º CEB Tires):
«No dia 11 de novembro, as turmas do 2.º e 4.º anos de Tires foram à biblioteca de São Domingos de Rana assistir a uma leitura encenada da obra “Quem era Sophia?”, promovida pela editora Pato Lógico. Este livro falava da vida de Sophia de Mello Breyner Andresen, os locais onde morou, as suas vivências e tudo aquilo que, mais tarde, iria inspirar os seus livros.Depois de ouvirmos a história sobre a Sophia, a contadora de histórias desafiou-nos a realizar uma atividade, que consistia em preencher um “contentor” com aspetos relacionados com a Sophia e a sua vida.
A propósito desta atividade, os alunos do 2.º ano trouxeram livros da autoria de Sophia de Mello Breyner para ler em sala e o Miguel (2.º ano) trouxe um livro muito especial que irá servir de inspiração para um trabalho realizado pelas duas turmas a partir da obra “A Floresta”, que estamos a ler todos os dias de manhã, em conjunto.»

Comemorando o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a obra homónima «Quem era Sophia?» serviu de mote à realização desta exposição, que também integra algumas das criações que surgiram da exploração e vivência da obra ‘A menina do mar’ pelas crianças do CATL IDEIA Outeiro, convidando quem a visita, a mergulhar no mundo das monotipias e de outras formas de expressão. Tem ainda patente alguns registos sobre a encenação de mais duas outras obras de literatura infanto-juvenil da autora, e que aconteceram na «V Edição dos Contos Sobem ao Palco».
Recorde AQUI alguns momentos da edição dos CONTOS, ou do dia da INAUGURAÇÃO (6NOV).»»


«é-Notícia!» nº7 // 09.2019

:: Partilhamos o «é-Notícia!» onde as famílias podem rever muitas das atividades em que participaram ao longo do último semestre do ano letivo 2018/19.
VOTOS DE UM BOM ANO 
::

VER «é-Notícia!» nº7 AQUI »