3 contos de Sophia

“Os Contos sobem ao Palco” | V edição
Pelo quinto ano consecutivo, durante as férias da páscoa, os utentes dos três CATL´s IDEIA produziram, criaram, encenaram e interpretaram três peças inspiradas em três obras de literatura infanto-juvenil. Este ano, celebrou-se a autora Sophia de Mello Breyner Andresen, no centésimo aniversário do seu nascimento, surpreendendo as famílias e os amigos, pela expressão e recurso a diferentes linguagens, muitos talentos e imaginação.

CATL IDEIA Tires
«
O RAPAZ DE BRONZE»
E se o Rapaz de Bronze pudesse falar?
E se as flores ganhassem vida e pudessem rir, cantar e dançar?
Sophia era uma entusiasta da Natureza. Amava o mar, o campo e as flores.
Escreveu O Rapaz de Bronze em homenagem à imaginação e à vida.
Embarcámos todos com o vento, numa viagem divertida e alucinante aos lugares da imaginação e da amizade, celebrando a Natureza e o riso.


CATL IDEIA Matoscheirinhos
«A FADA ORIANA»
“Há duas espécies de fadas: as fadas boas e as fadas más.
As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.”Pode uma fada esquecer-se dos seres frágeis que habitam a floresta e que prometeu proteger?
Vamos embrenhar-nos nesta história sobre a construção do ser, num universo mágico em que se festeja a natureza e os valores que verdadeiramente importam e dão asas.


CATL IDEIA Outeiro
«A MENINA DO MAR»
Uma árvore e uma frase… de Sophia. Juntos procuraram, mergulharam no mistério. Afinal que sitio era esse onde “não há Primavera nem Outono” e “o tempo não morre”?
Uma história de amizade, de dois mundos tão próximos e tão distantes, de encontro e descoberta, e como a Sophia, que passou a ser a nossa, nos ensinou que “amigo é uma palavra muito bonita, é quase a melhor palavra”.
Esta é a história que nos levou a Sophia e à sua, nossa, Menina do Mar.

Aconteceu no dia 17 abril 2019 no Auditório em IDEIA Outeiro, inserida no programa Mostra cultural Março/Abril 2019.