Setor dos Estabelecimentos de Educação (SEE)
A estrutura organizativa da IDEIA e d´O Nosso Sonho compreende quatro setores (vidé ORGANOGRAMA), sendo o Setor dos Estabelecimentos de Educação o que integra:
(a) Jardim de Infância
(b) 1º Ciclo do Ensino Básico
(a) Jardim de Infância
Está distribuído por 3 localidades da freguesia de São Domingos de Rana (Tires, Matos Cheirinhos e Outeiro de Polima):
CEIDe IDEIA Tires – Centro de Educação Infantil e Desenvolvimento
CEI O Nosso Sonho Matoscheirinhos – Centro de Educação Infantil
CEID´Outeiro IDEIA – Centro de Educação Infantil e Desenvolvimento
PROJETO EDUCATIVO (resumo)
“Acreditar que podemos construir um mundo melhor…tem sido a razão da origem, percurso e desenvolvimento deste projeto socioeducativo. Deixar crescer crianças autónomas, responsáveis, capazes de decidir, preocupadas com o mundo que as rodeia, sensíveis à beleza, à natureza e aos outros. Seres livres, na verdadeira aceção de liberdade, capazes de fazerem da vida uma festa.
Nos contextos atuais, preferimos pensar a Educação Pré-escolar como um espaço e um tempo onde assumem tanta importância o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens, como o afeto e a relação, o jogo e o trabalho, a criatividade e a arte, o ambiente e a natureza.” MFS
O projeto educativo do jardim de infância obedece aos princípios filosóficos da Instituição e respeita o enquadramento legal da educação pré-escolar, concretizando nos projetos curriculares de sala as orientações curriculares definidas pelo Ministério da Educação para este nível de ensino e para a população que atendemos.
Os jardins de infância da instituição têm um modelo pedagógico próprio que é concretizado nas 3 salas de atividade, sendo elas a Sala Intelectual, Sala do Jogo Dramático e Sala das Expressões. As crianças escolhem duas vezes por dia a sala em que querem estar, o que significa que os grupos são heterogéneos quanto à idade e que a equipa do pré-escolar trabalha com o conjunto das 72/75 crianças que o frequentam. As salas funcionam de forma autónoma, com objetivos específicos, mas com grande articulação entre si.
Sala do Jogo Dramático (sala de referência grupo de 3/4 anos)
OBJETIVOS:
- Incentivar à resolução de pequenos problemas da vida quotidiana;
- Desenvolver atitudes positivas relativamente à aprendizagem, exploração e descoberta;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança através do jogo simbólico e da expressão dramática
- Valorizar o jogo e o brincar como forma privilegiada de promover o desenvolvimento emocional
- Encorajar a expressão das ideias, dos sentimentos da criança através do jogo dramático
Sala Intelectual (sala de referência grupo de 5/6 anos)
OBJETIVOS:
- Potenciar o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens
- Instituir hábitos de leitura
- Promover o desenvolvimento da linguagem oral
- Promover a familiarização com a escrita e reconhecer as regras do código escrito
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas matemáticos a partir de situações do dia a dia
- Promover hábitos de trabalho, pesquisa e de procura de informação (livros, internet, revistas, jornais,…) para obtenção de mais conhecimentos sobre o meio envolvente
- Desenvolver novos saberes/ conhecimentos
Sala das Expressões
OBJETIVOS:
- Desenvolver a criatividade e o sentido estético
- Desenvolver a coordenação visuomotora e a motricidade fina
- Experimentar diferentes atividades lúdico-expressivas
- Tomar contacto com diferentes técnicas, materiais e formas de expressão
- Representar vivências individuais através da expressão artística
- Adquirir conhecimentos sobre o Ambiente Natural e Social
- Valorizar e sensibilizar para importância da natureza e do meio envolvente.
Conheça algumas atividades pelas valências de Tires, Outeiro e Matos Cheirinhos
ou ainda o blogue SEE: www.ideiaonossosonhosee.blogspot.com (informação de 2013 a 2016)
Porque…
Acreditamos numa escola diversa, disponível, curiosa, atenta, onde se cruze sempre o pensamento divergente com o pensamento convergente. Com espaços educativos capazes de promover o ser, o saber e a criatividade.
Privilegiamos a cooperação, a participação, a livre escolha, a autonomia, a responsabilidade, como princípios educativos essenciais;
Defendemos a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores de cidadania;
Trabalhamos com pessoas, para pessoas, com outro sentido das coisas;
Criamos “espaços” de muitos e bons afetos;…queremos uma escola capaz de:
construir com as crianças oportunidades de aprendizagem dos saberes essenciais para a vida;
assegurar uma educação partilhada por todos;
exigir rigor e preocupação com a aquisição dos conhecimentos e valores;
privilegiar uma avaliação participada e que corresponsabilize todos os intervenientes.
O objetivo principal da nossa escola
é o desenvolvimento harmonioso e global de cada pessoa que a habita e a ela pertence.
“Gostamos de pensar e viver a Escola
como um ambiente, um espaço e um tempo, em que assumem igual importância:
o desenvolvimento cognitivo,
socio afetivo e físico-motor;
as aprendizagens formais
e não formais, bem como o afeto e a relação, o jogo e o trabalho;
a dimensão artística e a criatividade,
a pesquisa, a descoberta e a ciência.
Uma escola humanista
que assumindo cada pessoa
como sujeito de direitos
e deveres, é capaz de deixar crescer crianças felizes, que, participam
em tudo o que lhes diz respeito, promove uma cidadania responsável, seres autónomos, com sentido crítico e que valorizam liberdade,
a tolerância e a democracia.”
In Projeto Educativo
- Uma escola capaz de…
* Colocar a criança no centro do processo educativo
* Promover a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores de cidadania
* Construir com as crianças oportunidades de aprendizagem dos saberes essenciais para a vida
* Defender uma atitude experimental e o método científico na procura do saber/ conhecimento
* Promover a autonomia intelectual, a liberdade de expressão, a responsabilidade em todo o processo de aprendizagem
* Valorizar a exigência, o rigor e o esforço aumentando a resiliência e as competências
* Incentivar a cooperação, a participação e o trabalho em equipa
“Deixar crescer crianças autónomas, responsáveis, capazes de decidir, preocupadas com o mundo que as rodeia, sensíveis à beleza, à natureza e aos outros.” MFS
O 1º ciclo do ensino básico surgiu da necessidade de dar continuidade ao projeto pedagógico do pré-escolar que a instituição desenvolve há mais de 20 anos e, simultaneamente, responder às solicitações das famílias que connosco partilharam a educação dos seus filhos, durante 3 ou mais anos, e que gostariam de continuar com o nosso projeto educativo no 1º ciclo. Surge assim a 1º turma do 1º ciclo do ensino básico no ano letivo 2008/2009.
Atualmente o 1º Ciclo é lecionado em 2 espaços da IDEIA – Edifícios IDEIAtires e IDEIAouteiro.
Conheça algumas atividades em cada uma das valências:
CEIDe IDEIA Tires 1º CEB || IDEIA Outeiro 1º CEB
ou ainda o blogue SEE: www.ideiaonossosonhosee.blogspot.com (informação de 2013 a 2016)