SEE (JIs)

Setor dos Estabelecimentos de Educação

A estrutura organizativa da IDEIA e d´O Nosso Sonho compreende quatro setores (vidé ORGANOGRAMA), sendo o Setor dos Estabelecimentos de Educação o que integra:
(a) Jardim de Infância
(b)
1º Ciclo do Ensino Básico

Jardim de infância
Está distribuído por 3 localidades da freguesia de São Domingos de Rana:

:: CEIDe IDEIA Tires Centro de Educação Infantil e Desenvolvimento
:: CEI O Nosso Sonho Matos Cheirinhos Centro de Educação Infantil
:: CEID´Outeiro IDEIACentro de Educação Infantil e Desenvolvimento

“Acreditar que podemos construir um mundo melhor…tem sido a razão da origem, percurso e desenvolvimento deste projeto socioeducativo. Deixar crescer crianças autónomas, responsáveis, capazes de decidir, preocupadas com o mundo que as rodeia, sensíveis à beleza, à natureza e aos outros. Seres livres, na verdadeira aceção de liberdade, capazes de fazerem da vida uma festa.” IN PROJETO EDUCATIVO

Nos contextos atuais, preferimos pensar a Educação Pré-escolar como um espaço e um tempo onde assumem tanta importância o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens, como o afeto e a relação, o jogo e o trabalho, a criatividade e a arte, o ambiente e a natureza.” MFS

O projeto educativo do jardim de infância obedece aos princípios filosóficos da Instituição e respeita o enquadramento legal da educação pré-escolar, concretizando nos projetos curriculares de sala as orientações curriculares definidas pelo Ministério da Educação para este nível de ensino e para a população que atendemos.

Os jardins de infância da instituição têm um modelo pedagógico próprio que é concretizado nas 3 salas de atividade, sendo elas a Sala Intelectual, Sala do Jogo Dramático e Sala das Expressões. As crianças escolhem duas vezes por dia a sala em que querem estar, o que significa que os grupos são heterogéneos quanto à idade e que a equipa do pré-escolar trabalha com o conjunto das 72/75 crianças que o frequentam. As salas funcionam de forma autónoma, com objetivos específicos, mas com grande articulação entre si.

» Sala do Jogo Dramático (sala de referência grupo de 3/4 anos. OBJETIVOS:

  • Incentivar à resolução de pequenos problemas da vida quotidiana;
  • Desenvolver atitudes positivas relativamente à aprendizagem, exploração e descoberta;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança através do jogo simbólico e da expressão dramática
  • Valorizar o jogo e o brincar como forma privilegiada de promover o desenvolvimento emocional
  • Encorajar a expressão das ideias, dos sentimentos da criança através do jogo dramático

» Sala Intelectual (sala de referência grupo de 5/6 anos) OBJETIVOS:

  • Potenciar o desenvolvimento cognitivo e as aprendizagens
  • Instituir hábitos de leitura
  • Promover o desenvolvimento da linguagem oral
  • Promover a familiarização com a escrita e reconhecer as regras do código escrito
  • Desenvolver a capacidade de resolução de problemas matemáticos a partir de situações do dia a dia
  • Promover hábitos de trabalho, pesquisa e de procura de informação (livros, internet, revistas, jornais,…) para obtenção de mais conhecimentos sobre o meio envolvente
  • Desenvolver novos saberes/ conhecimentos

» Sala das Expressões OBJETIVOS:

  • Desenvolver a criatividade e o sentido estético
  • Desenvolver a coordenação visuomotora e a motricidade fina
  • Experimentar diferentes atividades lúdico-expressivas
  • Tomar contacto com diferentes técnicas, materiais e formas de expressão
  • Representar vivências individuais através da expressão artística
  • Adquirir conhecimentos sobre o Ambiente Natural e Social
  • Valorizar e sensibilizar para importância da natureza e do meio envolvente.

Links para as páginas de cada valência: CEIDe Tires, CEID´ Outeiro e CEI Matos Cheirinhos
e do blogue do Setor dos Estabelecimentos de educação (2013 / 2016) :: www.ideiaonossosonhosee.blogspot.com 

Porque…
Acreditamos numa escola diversa, disponível, curiosa, atenta, onde se cruze sempre o pensamento divergente com o pensamento convergente. Com espaços educativos capazes de promover o ser, o saber e a criatividade.

Privilegiamos a cooperação, a participação, a livre escolha, a autonomia, a responsabilidade, como princípios educativos essenciais;
Defendemos a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores de cidadania;
Trabalhamos com pessoas, para pessoas, com outro sentido das coisas;
Criamos “espaços” de muitos e bons afetos;

…queremos uma escola capaz de:
construir com as crianças oportunidades de aprendizagem dos saberes essenciais para a vida;

assegurar uma educação partilhada por todos;
exigir rigor e preocupação com a aquisição dos conhecimentos e valores;
privilegiar uma avaliação participada e que corresponsabilize todos os intervenientes.