SPI – Setor da Primeira Infância

O SPI resulta da organização funcional e pedagógica da IDEIA e de O Nosso Sonho, integrando crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade nas suas diferentes valências. Está presente em ambas as instituições e em três localidades da freguesia, nomeadamente: Outeiro de Polima, Matocheirinhos e Tires.

O SETOR DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Estrutura funcional

O Sector da Primeira Infância (SPI) está representado em ambas as organizações, atende cerca de 200 utentes e dispõe de três creches: (1) Creche Tires IDEIA, (2) Creche Outeiro IDEIA e por fim (3) a Creche d´O Nosso Sonho Cooperativa de Ensino em Matocheirinhos, conforme organograma apresentado abaixo.Princípios orientadores e valores

De acordo com a sua filosofia a Instituição pretende corresponder às expectativas da comunidade, mediante uma intervenção socioeducativa significativa que, numa lógica de desenvolvimento local, promova a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade do território onde está inserida.

Tendo por base uma cultura democrática e participativa congruente com os valores filosóficos da Instituição, dá centralidade à criança, à família e ao contexto sócio comunitário privilegiando uma intervenção sistémica que promova a mudança mais abrangente das políticas e das práticas educativas e sociais (MFS, 2014).

E porque….

Acreditamos numa Escola diversa, disponível, curiosa, atenta, onde se cruze sempre o pensamento divergente, com o pensamento convergente. Com espaços educativos capazes de promover o ser, o saber, e a criatividade.

Privilegiamos a cooperação, a participação, a livre escolha, a autonomia,
a responsabilidade, como princípios educativos essenciais.

Defendemos a comunicação, a diversidade e a liberdade como valores
de cidadania.

Trabalhamos com pessoas, para pessoas com outro sentido das coisas.

Criamos “espaços” de muitos e bons afetos.

Defendemos como valores:

  • a integridade, corresponsabilidade e participação
  • a diversidade e a valorização das diferenças individuais como uma riqueza
  • a autonomia, a capacidade de decisão e a liberdade de escolha
  • a solidariedade, a cooperação e a reciprocidade
  • a flexibilidade e a abertura à mudança

Diferencia-se pela origem, percurso e desenvolvimento do seu Projeto e por uma intervenção socioeducativa, e comunitária congruentes, envolvendo cerca de 1000 crianças, jovens e suas famílias com o suporte de 140 colaboradores nas várias respostas e valências.

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