Troca solidária

Sensibilizados com o tema do livro «Sem Abrigo» de Maria Inês Almeida, as turmas do 1ºCEB de Outeiro realizaram uma Troca Solidária para recolher bens essenciais com destino à associação de apoio aos sem abrigo “CASA”. 

No final do 1.º período, as turmas exploraram o livro «Sem abrigo», da autora Maria Inês Almeida. A vontade de ajudar e de fazer a diferença na vida de alguém, que era já um objetivo antigo, ganhou maior significado com a leitura desta obra.

Por isso, sensibilizados com este tema, as turmas decidiram realizar uma Troca Solidária.

Esta Troca teve como objetivo recolher bens essenciais, como alimentos, roupa e produtos de higiene, para entregar à CASA, uma associação que apoia os sem-abrigo na nossa freguesia. Assim, as famílias puderam adquirir algumas peças de artesanato e bijuteria construídas por nós, em contexto de atelier, entregando, em troca, bens para entregar à associação.

Durante dois dias, realizámos esta troca e recolhemos inúmeros bens de primeira necessidade. Graças à solidariedade e bondade das nossas famílias, enchemos a carrinha da escola não só de objetos, mas, sobretudo, de muito amor!

No dia 24 de janeiro, fomos à associação CASA entregar os bens essenciais que recolhemos na nossa Troca Solidária.

A Associação CASA, que apoia os sem-abrigo e as famílias em situação de carência extrema do Concelho de Cascais, recebeu-nos de braços abertos e sorrisos largos, cheios de afeto.

A Associação estava organizada de acordo com o tipo de bens que recebe e ficaram muito felizes com o que entregámos. O que recebemos em troca foi algo que aqueceu os nossos corações e que tem muito valor: abraços, palavras de agradecimento e uma mensagem muito especial:

“Não existe um caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!”
Foi um momento muito bonito!