Visita de estudo à ‘Villa Romana de Freiria’

Turmas de 4º ano (1º CEB Outeiro e CEIDe IDEIA Tires)
Realizou-se no dia 15 de janeiro, enquadrada nos temas de História de Portugal. Durante a visita, contámos com a presença do Doutor José d’Encarnação, que coordenou as escavações deste património e se dedicou às temáticas da presença romana em Portugal e à epigrafia latina. Foi muito interessante fazer esta viagem no tempo e saber mais sobre o modo de vida dos romanos!


CLIQUE na imagem para aumentar.

Alguns excertos dos registos sobre este dia, escritos pelos alunos:

– Aprendi que quando as letras estavam deitadas, estava escrito em itálico. Também aprendi que villa quer dizer casa em latim (C.R., IDEIA Outeiro)
– A “villa Romana. (..) era enorme e tinha sauna, piscina, muitas salas de estar, cozinha, celeiro, duas grandes casas, era tanta coisa, que já nem sei as outras divisórias.” (L.J., IDEIA Outeiro)
– O que mais gostei foi de aprender que aquele celeiro é considerado o maior da Península Ibérica (R.G. CEIDe)
– aprendi coisas estranhas que os romanos utilizavam (…) gatos à porta do celeiro para matar os ratos que lá entravam (L.J., IDEIA Outeiro)
– (…) a partir de cascas de ameijoa, eles descobriram a cozinha (L.N., IDEIA Outeiro)
– Aprendi que os Romanos lavavam as roupas num tanque e o que gostei mais foi quando o José nos mostrou o local onde era a sala de jantar (M.C., CEIDe)
– (…) encontraram uma pedra de anel que era cor de laranja e que parecia que era feita de âmbar e que estava lá desenhado um homem com um arco e flecha. (D.T., IDEIA Outeiro)
– O que eu gostei mais foi de ver os vestígios e imaginar como seria aquela quinta antigamente (B.V., CEIDe)
– Mas não teríamos percebido muita coisa se não fosse a maravilhosa ajuda de um arqueólogo chamado José d’Encarnação (T., IDEIA Outeiro)
– O Doutor José d´Encarnação é o melhor guia de sempre! (L.J. IDEIA Outeiro)
– O Doutor José da Encarnação foi o historiador que nos guiou nesta visita. Ele foi muito simpático porque respondeu a todas as perguntas e explicou muito bem, de forma a nós percebermos bem. Quero agradecer à escola e ao Doutor José d’Encarnação por termos feito esta visita e ficarmos com estes conhecimentos (M.C. IDEIA Outeiro)